ABORDAGENS PARADIPLOMÁTICAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA

BRASIL, COLÔMBIA E PERU

Autores

  • Laura de Nazaré Rocha Andrade Universidade Católica de Santos
  • Maria Luiza Machado Granziera Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm27art11

Palavras-chave:

Amazônia, paradiplomacia, cooperação transfronteiriça, globalização, interesses

Resumo

As dinâmicas mundiais mudaram em decorrência da globalização. E, em razão das necessidades criadas, quer sejam econômicas, sociais ou ambientais, incluíram atores estatais e não estatais. Tal fenômeno deveu-se ao surgimento de lacunas não exploradas ou pouco exploradas pelo poder estatal, que se mantém ainda com rígida estrutura e longe de atender às expectativas e necessidades dessas novas dinâmicas. Fatores importantes como a distância física dos centros de tomada de decisões, e as questões sociais e econômicas, que exigem respostas mais rápidas, contribuem para o fortalecimento das abordagens  paradiplomáticas, para além da rigidez dos estados. Essas novas relações refletem-se na integração regional e transfronteiriça. Trata-se, aqui especificamente da abordagem paradiplomática na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, que foi impulsionada com a intensificação de problemas ambientais dando-se esse recorte espacial ao artigo devido à sua característica de isolamento. Este artigo baseou-se em pesquisas bibliográficas, livros, teses, dissertações e artigos científicos que tratam da temática em questão, com o objetivo de verificar se existe cooperação e integração transfronteiriça.

Biografia do Autor

Laura de Nazaré Rocha Andrade, Universidade Católica de Santos

Mestre em Direito Ambiental e Doutoranda em Direito Ambiental Internacional no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Santos/SP. Integrante do Grupo de Pesquisa Energia e Meio Ambiente da Universidade Católica de Santos/SP.

Maria Luiza Machado Granziera, Universidade Católica de Santos

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Direito (Departamento de Direito Econômico e Financeiro) pela Universidade de São Paulo (USP) professora associada do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Ambiental Internacional da Universidade Católica de Santos. Líder do Grupo de Pesquisa Energia e Meio Ambiente.

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Andrade, L. de N. R. ., & Granziera, M. L. M. . (2022). ABORDAGENS PARADIPLOMÁTICAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA: BRASIL, COLÔMBIA E PERU. Revista Tempo Do Mundo, (27), 305-324. https://doi.org/10.38116/rtm27art11