A CONVERSÃO DO TRATADO DE COOPERAÇÃO AMAZÔNICA EM ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL

Autores

  • Eduardo Ernesto Filippi UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Marcus Vinicius Macedo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm27art7

Palavras-chave:

TCA, OTCA, Pacto Amazônico, Conversão histórica, Tratado de Cooperação Amazônica

Resumo

O presente artigo analisou a conversão do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) em Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), bem como seu papel na atualidade. A pesquisa tem caráter bibliográfico e, é classificada como longitudinal. Dentre as principais circunstâncias que levaram a conversão: a necessidade de integração de regional como forma de neutralização das pressões internacionais para a internacionalização da Amazônia; o contexto da Guerra Fria, os avanços tecnológicos, o aprofundamento da globalização, as ditaduras militares e o processo de redemocratização, levaram ao fortalecimento dos arranjos supranacionais; a realização da Conferência Rio 92 realizada no Brasil fortaleceu o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o atendimento das necessidades das gerações futuras; mudança da sede para o Brasil, criação de uma secretaria permanente dotada de mais autonomia levando a reengenharia da Instituição, cujo papel é de  proteger os bens da natureza transnacional, conglomerados de nações, povos e diversidades integrados na Amazônia.

Biografia do Autor

Eduardo Ernesto Filippi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Professor Titular - UFRGS / DERI - Departamento de Economia e Relações Internacionais. Doutor em Economia Política [UVQY - Université de Versailles - Saint-Quentin-en-Yvelines, França, 2004], Mestre em Economia Rural [UFRGS, 1997], Bacharel em Ciências Econômicas [UFRGS, 1993]. Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais [PPGEEI] e em Desenvolvimento Rural [PGDR]. Professor Visitante na Université Paul-Valéry - Montpellier 3, França (2015, 2016, 2017 e 2019). Professor Visitante na UNICV, Cabo Verde (2010 e 2012). Professor Visitante no Curso de Doutorado ISRI (Moçambique) / PPGEEI (desde 2016). Ex-Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Economia [PPGE] entre 2005 e 2010. Em 2003/2004 atuou como consultor PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (África do Sul e Moçambique). Docente e Coordenador do Curso de Especialização em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas. Entre 2011 e 2013 atuou na Comissão Assessora de Avaliação do ENADE 2012, área de Ciências Econômicas (MEC-INEP). Áreas de interesse/pesquisa: Evolução da Economia Brasileira Contemporânea - Economia e Meio Ambiente - Economia Política Internacional - Cooperação Sul-Sul - Economia Latino Americana - Economia Africana (PALOP/CPLP) - Teorias do Desenvolvimento.

Marcus Vinicius Macedo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Direito das Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professor Adjunto do Departamento de Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Garnde do Sul.

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Filippi, E. E. ., & Vinicius Macedo, M. (2022). A CONVERSÃO DO TRATADO DE COOPERAÇÃO AMAZÔNICA EM ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL . Revista Tempo Do Mundo, (27), 191-214. https://doi.org/10.38116/rtm27art7