A GEOGRAFIA DO GÁS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • Ricardo José Batista Nogueira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Thiago Oliveira Neto UFAM

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm27art13

Palavras-chave:

Amazônia, gás, geopolítica, distribuição, energia

Resumo

O gás natural (GN) e o gás liquefeito de petróleo (GLP) são produtos essenciais na vida moderna e têm ampliada utilidade, que vai além do uso doméstico. A indústria, os serviços e os transportes vêm, gradativamente, promovendo a substituição do óleo combustível, em virtude dos apelos ambientais e por questões econômicas. Isso provocou o surgimento de uma “geopolítica” do gás, associada ao controle das jazidas por empresas e Estados-nacionais, dos percursos dos gasodutos e do seu transporte e distribuição. O objetivo deste artigo é mostrar o circuito espacial da produção desse produto no Brasil, as empresas que controlam o abastecimento desse produto no país e as redes constituídas para assegurar a produção e a distribuição. Foram realizados levantamentos bibliográficos e entrevistas nas distribuidoras de gás encanado e de botijões de GLP na cidade de Manaus. Um destaque é dado para a exploração e distribuição na Amazônia, região que possui uma das maiores jazidas em terra do país. Mostram-se o planejamento e a logística desenvolvidos pelas empresas para levar o gás de cozinha às mais distantes cidades por via fluvial, além das adaptações realizadas por moradores da região para o uso do gás em diversos equipamentos. Enfim, identifica-se o potencial de aumento do uso do gás na Amazônia para substituir, principalmente, o uso do diesel em diversas usinas térmicas espalhadas pela região, que atendem os sistemas isolados de geração de energia das pequenas cidades amazônicas.

Biografia do Autor

Ricardo José Batista Nogueira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduado em Geografia e Administração pela Universidade Federal do Amazonas — UFAM, Mestre e Doutor em geografia humana pela Universidade de São Paulo — USP, professor titular do departamento de geografia da Universidade Federal do Amazonas — UFAM. 

Thiago Oliveira Neto, UFAM

Professor substituto no Departamento de Geografia da UFAM.

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Nogueira, R. J. B. ., & Oliveira Neto, T. (2022). A GEOGRAFIA DO GÁS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista Tempo Do Mundo, (27), 355-384. https://doi.org/10.38116/rtm27art13