GREEN NEW DEAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO PÓS-PANDEMIA

LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

Autores

  • João Felippe Cury Marinho Mathias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Eduardo Frickmann Young Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lilia Caiado University College London
  • Márcio Alvarenga Jr. Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm26art4

Palavras-chave:

Green New Deal, desenvolvimento econômico sustentável, COVID-19, recuperação econômica, coalizão política

Resumo

A pandemia de covid-19 (SARS-CoV-2) teve como consequência a maior crise econômica e social em décadas no mundo. Como resultado, trouxe a ressignificação do papel do Estado na economia, exigindo respostas imediatas para os problemas de oferta e demanda que surgiram como parte da estratégia de combate e como consequência da crise sanitária no curto prazo. O debate que floresceu da crise sanitária é centrado em que tipo de recuperação se deseja para o pós-pandemia e quais seus impactos no longo prazo. É nesse contexto que se insere e ideia em torno do Green New Deal, que voltou com força no debate acadêmico como uma estratégia de recuperação e desenvolvimento pós-pandemia. Ressalte-se o novo contexto político, com a emergência do governo de Joe Biden e a cúpula do clima em 2021. Esse tema desafia os dogmas econômicos e socioambientais do período pré-pandemia, colocando como protagonistas os temas da sustentabilidade e do papel do estado e suas capacidades estatais. O objetivo deste trabalho é identificar eventuais lições de experiências internacionais, particularmente apresentando as pré-condições para a implementação de um GND e seus possíveis fundamentos políticos e econômicos.

Biografia do Autor

João Felippe Cury Marinho Mathias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ); e doutor em economiada indústria e da tecnologia pela UERJ

Carlos Eduardo Frickmann Young, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor titular da UFRJ; pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em políticas públicas, estratégias e desenvolvimento (INCT/PPED); professor colaborador do Programa de Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Mato Grosso (PPGCA/UNEMAT) e do Programa de Ciências Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Federal da Amazônia (PPGCASA-UFAM); e doutor em economia pela University of London.

Lilia Caiado, University College London

Doutoranda em Economia do Meio Ambiente pela University College London. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ.

Márcio Alvarenga Jr., Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE)/UFRJ

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Mathias, J. F. C. M., Young, C. E. F., Couto, L. C. C. B., & Alvarenga Jr., M. (2021). GREEN NEW DEAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO PÓS-PANDEMIA: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL. Revista Tempo Do Mundo, (26), 145-174. https://doi.org/10.38116/rtm26art4