ARRANGEMENT E A CONJUNTURA GLOBAL DE APOIO OFICIAL À EXPORTAÇÃO

PERSPECTIVAS PARA A POLÍTICA BRASILEIRA

Autores

  • Daniel Anselmo Marechal Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-Camex)
  • Ricardo Klinger Izidoro Lima Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-Camex)
  • Érico Rial Pinto da Rocha Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-Camex)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm25art9

Palavras-chave:

OCDE, Arrangement, crédito à exportação, regimes internacionais, política comercial

Resumo

Ao longo dos anos 1970 e 1980, os países desenvolvidos estabeleceram um regime internacional, baseado em um conjunto de regras acordadas no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), buscando restringir a concessão de subsídios por meio do apoio oficial ao crédito à exportação. A partir de meados da década de 2000, porém, países emergentes passaram a conceder uma parcela crescente do volume total de crédito à exportação no mundo, o que tem desafiado a eficácia do regime existente. Neste artigo, apresentaremos um modelo teórico para explicar por que os Estados tendem a subsidiar exportações por meio do apoio oficial ao crédito, embora um equilíbrio não cooperativo, em que todos os Estados atuam dessa forma, engendre um resultado subótimo. Adicionalmente, serão discutidas as condições econômicas, políticas e institucionais que viabilizaram a construção do regime existente, comparando-as com as características do cenário atual, em especial as práticas vigentes das agências de crédito à exportação da China e a resposta dos países desenvolvidos. Após a análise das principais tendências do cenário internacional, o artigo discute os desafios mais relevantes enfrentados pela política brasileira de crédito à exportação. Por fim, analisaremos os prós e contras de uma eventual adesão integral do Brasil às diretrizes sobre a matéria preconizadas pelo Arrangement da OCDE.

Biografia do Autor

Daniel Anselmo Marechal, Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-Camex)

Mestre em administração pública com concentração em política econômica internacional e especialização em análise de dados e análise quantitativa pela Columbia University; e bacharel em relações internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como analista de comércio exterior na Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-Camex), órgão vinculado ao Ministério da Economia.

Ricardo Klinger Izidoro Lima, Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-Camex)

Mestrando em avaliação e monitoramento de políticas públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e bacharel em relações internacionais pela Universidade Católica de Brasília. Atua como coordenador na SE-Camex.

Érico Rial Pinto da Rocha, Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-Camex)

Mestre e bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como coordenador-geral de finanças e conformidade na SE-Camex.

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Marechal, D. A., Lima, R. K. I., & Rocha, Érico R. P. da. (2021). ARRANGEMENT E A CONJUNTURA GLOBAL DE APOIO OFICIAL À EXPORTAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA A POLÍTICA BRASILEIRA. Revista Tempo Do Mundo, (25), 237-272. https://doi.org/10.38116/rtm25art9