O QUE O BRASIL PODE ESPERAR DA ADESÃO À OCDE?

Autores

  • Otaviano Canuto Centro de Políticas para o Novo Sul
  • Tiago Ribeiro dos Santos Ministério das Relações Exteriores

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm25art2

Palavras-chave:

Brasil, OCDE, instituições

Resumo

O Brasil pode esperar benefícios significativos ao aderir à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A organização demonstrou capacidade de promover melhores políticas e instituições entre seus países-membro, com efeitos positivos significativos. Considerando as evidências de que instituições estão por trás de uma parte substantiva da melhora de longo prazo nos padrões de qualidade de vida, os benefícios de membresia devem ir muito além dos custos modestos de participação. Entre os benefícios estudados estão aumentos em corrente de comércio – superiores aos de participação em outras organizações internacionais como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) –, aumento dos investimentos externos diretos, melhora na educação, e melhores resultados de governança. Os riscos são pequenos comparados com os benefícios potenciais. Estimamos esses benefícios utilizando como referência as estimativas de benefício de entrada em instituição com objetivos e políticas similares – a União Europeia – e encontramos resultados expressivos.

Biografia do Autor

Otaviano Canuto, Centro de Políticas para o Novo Sul

Membro sênior do Centro de Políticas para o Novo Sul; ex-vice-presidente do Banco Mundial; doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e mestre em economia pela Universidade Concordia.

Tiago Ribeiro dos Santos, Ministério das Relações Exteriores

Diplomata no Ministério das Relações Exteriores do Brasil; assessor do diretor executivo do Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago; mestre em políticas públicas pela Universidade de Chicago, Harris School of Public Policy; e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Canuto, O., & Santos, T. R. dos. (2021). O QUE O BRASIL PODE ESPERAR DA ADESÃO À OCDE?. Revista Tempo Do Mundo, (25), 51-68. https://doi.org/10.38116/rtm25art2