A PRESENÇA DO BRASIL NO COMITÊ DE AJUDA AO DESENVOLVIMENTO

NARRATIVAS, REALIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Carlos Cerda Dueñas Instituto Tecnológico de Monterrey

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm25art11

Palavras-chave:

Brasil, OCDE, CAD, desenvolvimento, cooperação sul-sul

Resumo

O governo brasileiro promove a adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE) coloquial e sarcasticamente chamada de Clube dos Ricos. A adesão a este organismo implica identificação, aproximação ou consentimento a certos preceitos e mecanismos de governança promovidos dentro dele. Na questão do desenvolvimento, o Brasil apresentou posturas dissímeis e antagônicas às estabelecidas no Comitê de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD). A situação de desenvolvimento humano do Brasil sugere que não se tornará, a médio prazo, um membro pleno do CAD, o que não significa que não participe e exerça liderança para procurar mudanças ou a realização dos objetivos que foram estabelecidos e promovidos até o início do procedimento da adesão. Nesse sentido, este artigo discute o papel e a narrativa do Brasil sobre a questão da cooperação para o desenvolvimento, bem como os desafios e oportunidades que isso implicaria para o Brasil e sua política de cooperação como parte de sua presença no CAD a partir da eventual entrada na OCDE. É examinada a natureza do próprio CAD; a discussão em torno aos doadores de cooperação que não são membros desse comitê; a narrativa utilizada pelo Brasil no passado recente sobre o tema do desenvolvimento e seu papel como ator importante na Cooperação Sul-Sul; e o posicionamento contra as posições do CAD/OCDE sobre o tema e a perspectiva do seu eventual papel no CAD. Conclui-se que a transição do país convidado para membro não CAD da OCDE representa uma oportunidade para o Brasil impulsar de novo, dentro do CAD, a agenda já promovida por países que têm essa condição e que tem sido diminuída pela relutância dos países desenvolvidos em abordar essas questões.

Biografia do Autor

Carlos Cerda Dueñas, Instituto Tecnológico de Monterrey

Mestre em Estudos Diplomáticos pelo Instituto Matías Romero; Doutor em Direito pela Universidade de Buenos Aires; e Professor-Pesquisador no Instituto Tecnológico de Monterrey.

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Dueñas, C. C. (2021). A PRESENÇA DO BRASIL NO COMITÊ DE AJUDA AO DESENVOLVIMENTO: NARRATIVAS, REALIDADES E DESAFIOS. Revista Tempo Do Mundo, (25), 303-330. https://doi.org/10.38116/rtm25art11