ASPECTOS DA GOVERNANÇA DIGITAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL DO BRASIL SOB A LUZ DAS ORIENTAÇÕES DA OCDE

Autores

  • Matheus Henrique de Souza Santos Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IG/UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm25art12

Palavras-chave:

governança digital, Brasil, administração pública, internacionalismo, OCDE

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a governança digital da Administração Pública Federal do Brasil, sob a luz do alinhamento global no tema. Tendo como objeto de estudo as formulações da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), a Estratégia de Governança Digital brasileira, o PETIC/MP 2017-2019 e o PDTIC/MP 2017-2019 ambos do Ministério de Planejamento. Conclui-se que as ações, iniciativas e políticas analisadas, bem como as formulações técnicas/teóricas, comprovam que o governo federal brasileiro está estreitamente alinhado às orientações e diretrizes da OECD sobre governança digital.

Biografia do Autor

Matheus Henrique de Souza Santos, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IG/UNICAMP)

Administrador público; mestre em ciências sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp); e doutorando em política científica e tecnológica no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IG/UNICAMP).

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Santos, M. H. de S. . (2021). ASPECTOS DA GOVERNANÇA DIGITAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL DO BRASIL SOB A LUZ DAS ORIENTAÇÕES DA OCDE. Revista Tempo Do Mundo, (25), 331-356. https://doi.org/10.38116/rtm25art12