CHINA E VENEZUELA

COOPERAÇÃO ECONÔMICA E OUTRAS ALIANÇAS BILATERAIS DURANTE A ERA CHÁVEZ

Autores

  • Charles Giuseppi Castillo Universidad Simón Bolivar

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm24art14

Palavras-chave:

Relações sino-venezuelanas, Governo Hugo Chávez, Política internacional contemporânea

Resumo

Este ensaio aborda alguns dos aspectos mais importantes subjacentes à cooperação entre a China e a Venezuela durante o governo do ex-presidente Hugo Chávez (1999-2013). Numerosos compromissos foram assinados, resultando em um volume significativo de investimentos e empréstimos que Pequim concedeu a Caracas, e em troca aumentou as exportações de petróleo venezuelano e avançou com grandes projetos de infraestrutura com a China, abrindo as portas para futuras alianças ainda em processo de consolidação. O artigo analisa a evolução e os principais aspectos econômicos e políticos desta cooperação à luz de três áreas nevrálgicas: energia, infraestrutura e transporte e indústrias. Conclui-se que, durante o governo do ex-presidente Hugo Chávez, tal cooperação foi amplamente desenvolvida, permitindo que a China considerasse a Venezuela como um de seus aliados regionais por excelência.

Biografia do Autor

Charles Giuseppi Castillo, Universidad Simón Bolivar

Licenciado en Ciencias Políticas por la Universidad Central de Venezuela; Máster en Economía Internacional por la Université Paris Sorbonne-Nouvelle; actualmente investigador y cursante del doctorado en Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales de la Universidad Simón Bolívar.

Publicado

2021-03-10

Como Citar

Giuseppi Castillo, C. (2021). CHINA E VENEZUELA: COOPERAÇÃO ECONÔMICA E OUTRAS ALIANÇAS BILATERAIS DURANTE A ERA CHÁVEZ. Revista Tempo Do Mundo, (24), 403-434. https://doi.org/10.38116/rtm24art14