O PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO COMERCIAL DA CHINA COM AS ECONOMIAS DA AMÉRICA LATINA E ÁFRICA

REVISITANDO A DICOTOMIA CENTRO-PERIFERIA

Autores

  • Roberto Alexandre Zanchetta Borghi Professor of Economics at the University of Campinas (IE/Unicamp), Brazil

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm24art1

Palavras-chave:

China, América Latina, África, comércio, estruturalismo

Resumo

A ascensão econômica chinesa tem levado a uma reflexão das relações internacionais não apenas entre economias desenvolvidas e em desenvolvimento, mas também entre as próprias economias em desenvolvimento. Este artigo compara os padrões comerciais estabelecidos entre a China e as economias da América Latina e da África no século XXI. Os resultados apontam que a importância assumida pela China por meio de relações comerciais assimétricas com outros países em desenvolvimento renova as preocupações de desenvolvimento entre centro e periferia essenciais à teoria estruturalista. Enfatiza-se que há diferenças importantes observadas entre os países, porém as relações gerais deveriam se mover em direção à promoção de uma maior modernização econômica e tecnológica, uma vez que tanto as economias latino-americanas como africanas enfrentam dificuldades em se industrializar ou, em alguns casos, até mesmo o risco de desindustrialização.

Biografia do Autor

Roberto Alexandre Zanchetta Borghi, Professor of Economics at the University of Campinas (IE/Unicamp), Brazil

Professor of Economics at the University of Campinas (IE/Unicamp), Brazil; PhD in Development Studies at the University of Cambridge, UK. E-mail: <razb@unicamp.br>. Orcid: <https://orcid.org/0000-0001-5471-9705>.

Publicado

2021-03-10

Como Citar

Alexandre Zanchetta Borghi, R. (2021). O PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO COMERCIAL DA CHINA COM AS ECONOMIAS DA AMÉRICA LATINA E ÁFRICA: REVISITANDO A DICOTOMIA CENTRO-PERIFERIA. Revista Tempo Do Mundo, (24), 27-52. https://doi.org/10.38116/rtm24art1