A CHINA E OS ACORDOS DE SWAP CAMBIAL COM ARGENTINA, BRASIL, CHILE E SURINAME

Autores

  • Ana Tereza Lopes Marra de Sousa UFABC
  • William Daldegan de Freitas Professor adjunto do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm24art9

Palavras-chave:

Acordos bilaterais de SWAP, China, Brasil, Argentina, Suriname

Resumo

Os acordos bilaterais de swap cambial ganharam grande importância devido à crise de 2008 e a China tem sido protagonista nesse movimento. Argentina, Brasil, Chile e Suriname individualmente e em momentos distintos estabeleceram tal tipo de tratativa com os chineses. Contudo, até agosto de 2020 apenas Argentina, desses países, havia acionado o acordo. Neste trabalho, questionamos quais aspectos explicam a utilização ou não desses acordos com a China. Por meio de levantamento de dados primários e revisão bibliográfica esse estudo afirma que os acordos de swap estabelecidos com a China são importantes como fontes de liquidez em momentos de vulnerabilidade externa para os países latino-americanos, todavia, seu uso é limitado devido à baixa conversibilidade externa do Renminbi (RMB).

Biografia do Autor

Ana Tereza Lopes Marra de Sousa, UFABC

Professora adjunta do bacharelado em ciências e humanidade (BCH), do bacharelado em relações internacionais (BRI) e do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PRI) da Universidade Federal do ABC (UFABC); e doutora em relações internacionais pela San Tiago Dantas, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

William Daldegan de Freitas, Professor adjunto do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professor adjunto do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e doutor em relações internacionais pela San Tiago Dantas, Unesp, Unicamp e PUC-SP.

Publicado

2021-03-10

Como Citar

de Sousa, A. T. L. M., & Daldegan de Freitas, W. (2021). A CHINA E OS ACORDOS DE SWAP CAMBIAL COM ARGENTINA, BRASIL, CHILE E SURINAME. Revista Tempo Do Mundo, (24), 251-282. https://doi.org/10.38116/rtm24art9