A ASCENSÃO CHINESA, AS TRANSFORMAÇÕES DA ECONOMIA-MUNDO CAPITALISTA E OS IMPACTOS SOBRE OS PADRÕES DO COMÉRCIO NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Alexandre de Freitas Barbosa Professor de história econômica e economia brasileira e internacional do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm24art5

Palavras-chave:

ascensão chinesa, economia, capitalismo, comércio, América Latina

Resumo

Este artigo realiza uma discussão em torno do conceito de economia-mundo capitalista, procurando mostrar o seu potencial analítico para explicar o processo de transformação no funcionamento da economia global antes e depois da crise de 2008. Com base nesse aparato teórico são apresentados os diversos padrões de comércio estabelecidos entre a China e algumas regiões centrais e periféricas entre os anos 2000 e 2016, com o objetivo de apontar especialmente como isso impacta os países latino-americanos. A ascensão chinesa e os vários modelos de inserção externa desses países têm provocado um processo de desintegração e fragmentação da América Latina, sobretudo em termos econômicos, trazendo novos dilemas parao desenvolvimento da região.

Biografia do Autor

Alexandre de Freitas Barbosa, Professor de história econômica e economia brasileira e internacional do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP)

Professor de história econômica e economia brasileira e internacional do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP); e bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (categoria 2).

Publicado

2021-03-10

Como Citar

de Freitas Barbosa, A. (2021). A ASCENSÃO CHINESA, AS TRANSFORMAÇÕES DA ECONOMIA-MUNDO CAPITALISTA E OS IMPACTOS SOBRE OS PADRÕES DO COMÉRCIO NA AMÉRICA LATINA. Revista Tempo Do Mundo, (24), 135-174. https://doi.org/10.38116/rtm24art5