LOS FOROS CHINA-CELAC E CHINA-CEEC (17+1)

IDEIAS DAS TEORIAS DO REGIONALISMO

Autores

  • Diego Telias Pontificia Universidad Católica de Chile

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm24art8

Palavras-chave:

China, CELAC, Europa Oriental e Central, Regionalismo

Resumo

O regionalismo tornou-se um fenômeno global após a Guerra Fria, devido a um grande aumento de acordos regionais em todo o sistema internacional. Nesse contexto, a China se tornou um defensor da cooperação multilateral com seus vizinhos. No entanto, no início do século XXI, a China focou em regiões distantes de seu território. O objetivo deste artigo é explorar por que a China cria esses fóruns com regiões geograficamente distantes? Que desenho e características institucionais eles têm? Quais efeitos eles geram? Para isso, serão analisados ​​os principais argumentos levantados pela literatura regionalista e aqueles que observam a projeção internacional da China. Através de uma análise do Fórum China-CELAC (América Latina e Caribe) e do Fórum China-CEEC (Europa Oriental e Central), serão propostas possíveis explicações para entender a gênese, o design e os efeitos dessas instituições intergovernamentais criadas pela China no início do século XXI.

 

Biografia do Autor

Diego Telias, Pontificia Universidad Católica de Chile

Becario de la Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (Conicyt) en el Programa de Formación de Capital Humano Avanzado (PFCHA); Doctorado Becas Nacionales/2019 (registro: 21190329); estudiante del Doctorado en Ciencia Política de la Pontificia Universidad Católica de Chile; y Asistente Editorial de la Revista de Ciencia Política.

Publicado

2021-03-10

Como Citar

Telias, D. (2021). LOS FOROS CHINA-CELAC E CHINA-CEEC (17+1): IDEIAS DAS TEORIAS DO REGIONALISMO. Revista Tempo Do Mundo, (24), 225-250. https://doi.org/10.38116/rtm24art8