EXISTE CONVERGÊNCIA NO BRICS A RESPEITO DA REFORMA DA ORDEM INTERNACIONAL?

Autores

  • Robson Cunha Rael Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança Internacional (GEPSI) vinculado à Universidade de Brasília (UnB).

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm22art10

Palavras-chave:

BRICS, ordem internacional, reforma, resoluções da AGNU, declarações de c´´upula do BRICS

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar se há convergências entre os membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a respeito da reforma da ordem internacional. Para isso, foram analisados os padrões de votação de cada membro nas resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) sobre a reforma da ordem internacional. A convergência nas votações foi interpretada com base na comparação entre o teor das resoluções e das declarações de cúpula do BRICS. Dos dados coletados e analisados, pode-se inferir que os países do BRICS possuem interesses comuns para uma ordem internacional reformada, na qual eles possuam mais poder de decisão (principalmente em instituições financeiras).

Biografia do Autor

Robson Cunha Rael, Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança Internacional (GEPSI) vinculado à Universidade de Brasília (UnB).

Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança Internacional (GEPSI) vinculado à Universidade de Brasília (UnB).

Publicado

2020-06-18 — Atualizado em 2020-08-24

Versões

Como Citar

Cunha Rael, R. . (2020). EXISTE CONVERGÊNCIA NO BRICS A RESPEITO DA REFORMA DA ORDEM INTERNACIONAL?. Revista Tempo Do Mundo, (22), 217-238. https://doi.org/10.38116/rtm22art10 (Original work published 18º de junho de 2020)