INTENSIDADE E EVOLUÇÃO DE MEDIDAS NÃO TARIFÁRIAS SOBRE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS ENTRE OS PAÍSES DO BRICS (1995-2018)

Autores

  • Krisley Mendes Professora no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB).
  • Andre Araujo Luchine Pesquisador do PNPD na Dinte/Ipea.

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm22art6

Palavras-chave:

agronegócio, BRICS, cobertura, frequência, medidas não tarifárias

Resumo

Este trabalho analisou a evolução, estrutura e intensidade de medidas não tarifárias (MNTs) incidentes no comércio de produtos agropecuários entre os países que compõem o BRICS no período de 1995 a 2018. A motivação reside na importância que as MNTs foram adquirindo depois dos anos 1970, principalmente sobre os produtos agrícolas. No entanto, a literatura apresenta uma lacuna ao não oferecer uma análise quantitativa das MNTs no comércio intra BRICS. Os indicadores de frequência, de cobertura e o score de prevalência foram os instrumentos utilizados. Os resultados apontam que a importação de produtos agrícolas intragrupo apresenta incidência
de MNTs superior a 90% no final do período analisado, com o Brasil e a China chegando a 100% para todos os grupos de produtos. A incidência aumenta no período após o início da cooperação multilateral: enquanto as MNTs aumentam, a importação agrícola é reduzida por todos os países, com exceção da China. A cooperação no mercado agrícola não parece se traduzir em regulamentos mais amigáveis e apresenta fragilidade em termos de volume de comércio.

Biografia do Autor

Krisley Mendes, Professora no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB).

Professora no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB); e pesquisadora do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do Ipea.

Andre Araujo Luchine, Pesquisador do PNPD na Dinte/Ipea.

Pesquisador do PNPD na Dinte/Ipea.

Publicado

2020-06-18 — Atualizado em 2020-08-24

Versões

Como Citar

Mendes, K. ., & Araujo Luchine, A. . (2020). INTENSIDADE E EVOLUÇÃO DE MEDIDAS NÃO TARIFÁRIAS SOBRE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS ENTRE OS PAÍSES DO BRICS (1995-2018). Revista Tempo Do Mundo, (22), 111-148. https://doi.org/10.38116/rtm22art6 (Original work published 18º de junho de 2020)