OS 15 ANOS DO FOCEM

Autores

  • Luciano Wexell Severo Docente de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (Unila)
  • Mônica Karla Magalhães Lima Internacionalista egresada de Unila en 2018

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm23art10

Palavras-chave:

América Latina, integração, financiamento, Focem

Resumo

Dada a inserção dependente dos países latino-americanos no sistema internacional, procurou-se trabalhar com as possibilidades de mobilidade nesse sistema. Nesse sentido, a integração regional é apresentada como saída comum à condição de dependência e vulnerabilidade dos países da periferia. Partindo dessa premissa, buscou-se compreender o papel que a integração financeira poderia desempenhar no desenvolvimento desses países e no fortalecimento da arquitetura financeira internacional. Posto que o Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM) consiste em uma iniciativa de financiamento de longo prazo, o objetivo deste artigo é realizar um mapeamento dos projetos desta iniciativa no decorrer dos primeiros dez anos de sua existência (2006-2015), e analisar como este fundo atuou enquanto mecanismo de redução de assimetrias neste mesmo período. Além disso, dada a retomada de governos conservadores na América Latina, pretendeu-se verificar os impactos gerados ao fundo devido à ausência de novos aportes e os limites para os avanços nos processos de integração.

Biografia do Autor

Luciano Wexell Severo, Docente de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (Unila)

Docente de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (Unila); y coordinador del Observatorio de Integración Económica de América del Sur (Obiesur).

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Wexell Severo, L., & Magalhães Lima, M. K. (2020). OS 15 ANOS DO FOCEM. Revista Tempo Do Mundo, (23), 255-284. https://doi.org/10.38116/rtm23art10