A A INTEGRAÇÃO FÍSICA SUL-AMERICANA NO PERÍODO RECENTE (2000–2020)

SITUAÇÃO, CONTINUIDADE, INFLEXÃO E REVERSÃO

Autores

  • Thais Virga Pesquisadora de Pós-Doutorado em Geografia Humana (PPGH) na USP
  • Tomás Costa de Azevedo Marques Doutorando em economia política mundial pela Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm23art6

Palavras-chave:

integração física, América do Sul, transportes, IIRSA, Cosiplan

Resumo

Diante do processo de globalização econômica e decorrentes investimentos realizados na criação de eixos de conexão para atender à crescente comercialização de produtos e serviços e à circulação de pessoas, ficam evidentes, em tempo e espaço, enormes diferenças entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, acarretando a maior oferta e integração de malhas viárias em favor dos primeiros. A América do Sul apesar de histórica-estruturalmente apresentar expressivos atrasos em termos infraestruturais, com conexões mais voltadas "para fora" que "para dentro", haja vista o acúmulo de carências e desafios, nos últimos anos pareceu avançar no quesito integração física – territorial, em planos e obras. Partindo da inter-relação entre tais aspectos, este artigo propõe debater sobre a questão dos transportes durante o período 2000-2020, com ênfase nas políticas e investimentos efetuados e previstos, em linha a duas grandes iniciativas de integração física regional: a Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA/2000) e o Conselho de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN/2009). Especificamente, a partir de um diagnóstico da situação recente da infraestrutura sul-americana, a discussão centrará nos pontos de continuidade e inflexão entre tais agendas entre 2000-2016, com maior foco no COSIPLAN. A partir de então, embasado em um cenário político-econômico complexificado na América do Sul, novas conjecturas e prospectivas sobre a integração física no subcontinente são apresentadas, indicando um movimento de considerável reversão da questão infraestrutural no subcontinente.

Biografia do Autor

Thais Virga, Pesquisadora de Pós-Doutorado em Geografia Humana (PPGH) na USP

Doutora em desenvolvimento econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); mestre em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP); e pesquisadora de Pós-Doutorado em Geografia Humana (PPGH) na USP, sobre o papel do Brasil na agenda de projetos infraestruturais do Eixo Amazonas na Amazônia centro-ocidental.

Tomás Costa de Azevedo Marques, Doutorando em economia política mundial pela Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutorando em economia política mundial pela Universidade Federal do ABC (UFABC); e mestre em integração da América Latina pela USP.

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Virga, T., & Costa de Azevedo Marques, T. (2020). A A INTEGRAÇÃO FÍSICA SUL-AMERICANA NO PERÍODO RECENTE (2000–2020): SITUAÇÃO, CONTINUIDADE, INFLEXÃO E REVERSÃO. Revista Tempo Do Mundo, (23), 149-180. https://doi.org/10.38116/rtm23art6