REGIONALISMO SUL-AMERICANO NOS ANOS 2020

O QUE ESPERAR EM MEIO ÀS INSTABILIDADES POLÍTICAS?

Autores

  • Cairo Gabriel Borges Junqueira Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (DRI/UFS)
  • Bárbara Carvalho Neves Professora substituta do Departamento de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – campus de Franca (DRI/Unesp)
  • Lucas Eduardo Silveira de Souza Professor substituto da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (Fadir/UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm23art4

Palavras-chave:

Regionalismo, América do Sul, política externa brasileira, Prosul

Resumo

Considerando a conjuntura vigente, o objetivo do presente artigo é analisar o regionalismo sul-americano em face do enfraquecimento de sua vertente pós-hegemônica, das instabilidades políticas de seus países e do papel do Brasil nesse processo. Além de questionar como o atual regionalismo pode ser caracterizado, indagamos o que esperar do mesmo na década de 2020 que se inicia. Por meio de análise bibliográfica, documental e de notícias, argumentamos que a criação de novos organismos regionais como o PROSUL, a confluência de instabilidades políticas e sociais nos países da região e a mudança de orientação política do Brasil são características fundamentais que denotam um certo grau de maior instabilidade no regionalismo sul-americano para os próximos anos.

Biografia do Autor

Cairo Gabriel Borges Junqueira, Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (DRI/UFS)

Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (DRI/UFS) e doutor em relações internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP). Atualmente é membro da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (Repri), do Observatório de Regionalismo (ODR) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPPs).

Bárbara Carvalho Neves, Professora substituta do Departamento de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – campus de Franca (DRI/Unesp)

Professora substituta do Departamento de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – campus de Franca (DRI/Unesp); doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais – San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP) e membro da Repri, do ODR e do Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (Lantri).

Lucas Eduardo Silveira de Souza, Professor substituto da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (Fadir/UFGD)

Professor substituto da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (Fadir/UFGD); mestre em relações internacionais (Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília – Irel/UnB); e membro do ODR, vinculado à Repri.

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Gabriel Borges Junqueira, C., Carvalho Neves, B., & Eduardo Silveira de Souza, L. (2020). REGIONALISMO SUL-AMERICANO NOS ANOS 2020: O QUE ESPERAR EM MEIO ÀS INSTABILIDADES POLÍTICAS?. Revista Tempo Do Mundo, (23), 93-122. https://doi.org/10.38116/rtm23art4