"10 anos de BRICS” é tema de novo número da revista Tempo do Mundo (rTM)

2020-07-07

Este número temático da revista Tempo do Mundo reúne artigos de pesquisadores de todos os países do BRICS, em que são debatidos com profundidade diferentes aspectos da  articulação  política. Este número foi coordenado por Ivan Oliveira, Diretor de Estudos Internacionais (Dinte-IPEA), que conduziu o trabalho do Conselho do Think Tank BRICS (BTTC) e organizou o Fórum Acadêmico BRICS 2019; e Victoria Panova, chefe do Conselho de Especialistas para a organização da Presidência Russa dos BRICS em 2020 e diretora executiva do Comitê Nacional de Pesquisa BRICS (NCR BRICS).

No marco do lançamento dessa edição, foi realizado um Webinar Internacional no dia 18 de junho de 2020, com o tema “Os Desafios para a Cooperação entre o BRICS no Mundo Pós-COVID-19”. Este evento contou com a participação de Ivan Oliveira, diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea; Victoria Panova, diretora-executiva do Comitê Nacional de Pesquisa do BRICS; H.H.S. Viswanathan, pesquisador sênior do Observer Research Foundation; Renato Baumann, coordenador de Estudos sobre Investimentos e Cooperação para o Desenvolvimento do Ipea; Siphamandla Zondi, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de Pretória; Chen Huaqiao, professor da Universidade de Estudos Internacionais de Sichuan; e Karin Vazquez, pesquisadora da Universidade de Fundan.

A partir deste número a revista passa a ser quadrimestral e conta com novo Conselho Acadêmico Consultivo. Ademais, a partir de 2020, a revista Tempo do Mundo passa a utilizar numeração contínua. A primeira edição de 2020 é a número 22. A história da revista começou com seu primeiro número em 2009. Os 41 membros do novo Conselho Acadêmico Consultivo expressam pluralidade acadêmica, temática e metodológica e diversidade institucional, regional (todas as regiões do Brasil) e internacional (15 países). No final de 2019, foi publicado o Estatuto, Regimento Interno e Plano de Trabalho da Revista (https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/estatuto).

 

Link do volume completo da edição 22:

https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/issue/view/21