Os desafios da Amazônia

Chamada para artigos para o número 27, 2021/3

Tema: Os desafios da Amazônia

Período de submissão de artigos: 01 de junho de 2021 a 31 de julho de 2021

Lançamento do número 27 da revista Tempo do Mundo – dezembro de 2021

A Amazônia tem-se tornado cada vez mais um tema indispensável no debate público. Desde os desafios ao desenvolvimento sustentável até à luta contra a desflorestação acelerada, são várias as questões que estão relacionadas com a América do Sul e a governança global.

Os incêndios de 2019 elevaram o debate a nível internacional a um nível alarmante: foi o tema central durante a reunião do G7 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos) e, no mesmo ano, o Vaticano anunciou a realização da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, que ocorreu em Outubro de 2019.

Nesse sentido, foram registradas iniciativas para promover o diálogo sobre o assunto. O Pacto de Letícia de setembro de 2019 foi uma iniciativa colombiana na qual os representantes da Bolívia, Brasil, Equador, Colômbia, Guiana, Peru e Suriname se reuniram em Leticia, Colômbia, para reafirmar o seu compromisso de promover medidas concretas para assegurar a proteção da Amazônia.

Apesar das disputas políticas e do confronto de visões em torno da região, a biodiversidade, os recursos hídricos e os povos tradicionais são questões permanentes que requerem cooperação transfronteiriça e internacional. Em decorrência dessa necessidade, o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) foi assinado a 3 de Julho de 1978 pela Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, com o objetivo de promover ações conjuntas para o desenvolvimento harmonioso da bacia amazónica. Em 1995, as oito nações decidiram criar a OTCA para reforçar e implementar os objetivos do Tratado.  A OTCA é a organização mais antiga a lidar com o assunto que ainda continua com as suas atividades.

Os desafios da Amazônia é o tema do 27º número da Revista Tempo do Mundo. Este número será coordenada por Rosalía Arteaga, ex-Presidente do Equador e primeira Secretária-Geral da OTCA. Convidamos os interessados a enviar artigos que abordam os múltiplos desafios da Amazônia: desenvolvimento sustentável, soberania regional, alterações climáticas, arranjos produtivos locais, presença de atores extrarregionais, direitos dos povos nativos, financiamento do desenvolvimento, biodiversidade, bioeconomia, entre outros.