Notícias

G20 será tema do número 34 da Revista Tempo do Mundo do Ipea

2023-12-19

Com a Presidência Pro Tempore do Brasil no G20, inicia-se uma ampla agenda governamental que tem como objetivo conduzir o tema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável” até a Cúpula de Líderes, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em novembro de 2024. Esse fórum multilateral reúne países e blocos regionais que juntos detêm cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB), mais de 75% do comércio e cerca de dois terços da população mundial. Durante a construção do próximo encontro do fórum, o Brasil, seguindo sua tradição de política externa em espaços de cooperação internacional, irá pautar a urgência da redução da fome, da pobreza e da desigualdade, bem como a importância do desenvolvimento socioambiental com transição ecológica justa e inclusiva.

Para contribuir com esta agenda do governo brasileiro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), além de participar como um dos coordenadores do T20, grupo de think tanks do G20, está organizando um número da Revista Tempo do Mundo especialmente dedicado a este tema, de modo a fomentar produções científicas que tratam do papel do G20 em um contexto de acirramento das disputas geopolíticas e da crise do multilateralismo, ensejando debates que deem conta do amplo e multifacetado processo de desenvolvimento econômico e social em nível mundial.

A chamada de artigos para o número 34 da Revista Tempo do Mundo, intitulada “Os desafios e as oportunidades enfrentados pelo G20 durante e após a presidência brasileira”, receberá manuscritos até o dia 31 de março de 2024. O lançamento da publicação está previsto para junho de 2024.

Mais informações sobre a chamada podem ser encontradas clicando aqui.

Saiba mais sobre G20 será tema do número 34 da Revista Tempo do Mundo do Ipea

Edição Atual

n. 32 (2023): Segurança, Integração e Transição Energética Justa
Publicado: 2023-08-31

Edição completa

Apresentação

Dossiê Temático

Ver Todas as Edições

ISSN 2675-150X