EFEITOS DA DISPOSIÇÃO AMBIENTALMENTE ADEQUADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS SOBRE A SAÚDE EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Autores

  • Carlos Cesar Santejo Saiani Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU)
  • Rodrigo Silva Mendonça Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU)
  • Mônica Yukie Kuwahara Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp55art8

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos, Saúde, Meio Ambiente, Dados em Painel.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar empiricamente se a forma de disposição final dos resíduos sólidos urbanos afeta indicadores municipais de saúde. Por meio de estimações econométricas com dados de municípios brasileiros e paulistas, foram averiguadas e corroboradas as hipóteses da existência e qualidade dos aterros sanitários e da exportação de resíduos a outros territórios resultarem em melhores indicadores saúde. Por exemplo, os resultados sinalizaram reduções médias da morbidade hospitalar de 1,25% associadas à existência de aterros sanitários e de 0,75% à qualidade destes, com efeitos robustos em crianças e idosos e pelas doenças de veiculação hídrica, mais direta e imediatamente afetadas pela situação do serviço. Tais resultados permitem inferir que a expansão da disposição ambientalmente adequada dos resíduos urbanos é um desafio para as políticas públicas brasileiras, podendo, ao mesmo tempo, reduzir despesas públicas com saúde, poupando recursos para outros fins, e estimular o desenvolvimento humano e sustentável.

Biografia do Autor

Carlos Cesar Santejo Saiani, Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU)

Professor Adjunto do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU). Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV). Possui graduação e mestrado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP/USP) Autor de trabalhos científicos sobre Saneamento Básico, Saúde, Economia do Setor Público, Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Rodrigo Silva Mendonça, Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU)

Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/UFU). Fez MBA em Planejamento e Finanças Empresariais pelo Instituto de Economia da UFU. Graduado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Mônica Yukie Kuwahara, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado no Programa de Pós-Graduação em Integração da América da Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Adjunta C1 da UFABC, lecionando disciplinas da área de Microeconomia e Economia do Meio Ambiente. Realiza pesquisas sobre qualidade de vida, desigualdade, desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, com ênfase maior em seus indicadores e análises de políticas públicas. Coordena o Grupo de Pesquisas: Observatório Econômico e Social UFABC

Downloads

Publicado

2021-11-27

Como Citar

Saiani, C. C. S., Mendonça, R. S., & Kuwahara, M. Y. (2021). EFEITOS DA DISPOSIÇÃO AMBIENTALMENTE ADEQUADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS SOBRE A SAÚDE EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS. Planejamento E Políticas Públicas, (55). https://doi.org/10.38116/ppp55art8