POLÍTICAS PÚBLICAS:

UM DEBATE CONCEITUAL E REFLEXÕES REFERENTES À PRÁTICA DA ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

Autores

  • Klaus Frey PUCPR

Palavras-chave:

neoinstitucionalismo, políticas públicas

Resumo

Neste trabalho são discutidos alguns conceitos básicos da análise de políticas públicas, destacam-se as contribuições das abordagens do "neoinstitucionalismo" e da "análise de estilos políticos" para o campo de investigação da ciência política. Analisando-se as implicações dessa abordagem para a realidade político-administrativa de países em desenvolvimento, particularmente do Brasil, caracterizados por democracias não consolidadas, o texto conclui que as peculiaridades socioeconômicas e as políticas das sociedades em desenvolvimento não podem ser tratadas apenas como fatores institucionais e processuais específicos, mas é preciso uma adaptação do conjunto de instrumentos da análise de políticas públicas às condições peculiares das sociedades em desenvolvimento.

Biografia do Autor

Klaus Frey, PUCPR

Professor do mestrado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Konstanz, Alemanha.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Frey, K. (2022). POLÍTICAS PÚBLICAS:: UM DEBATE CONCEITUAL E REFLEXÕES REFERENTES À PRÁTICA DA ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL. Planejamento E Políticas Públicas, (21). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/89