SEGURANÇA ALIMENTAR, COMPOSIÇÃO DOMICILIAR E POBREZA NO BRASIL

UM ESTUDO A PARTIR DOS MICRODADOS DA PNAD PARA O PERÍODO 2004-2013

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp58art4

Palavras-chave:

segurança alimentar, composição domiciliar, vulnerabilidade, modelos logit

Resumo

O artigo analisa os microdados sobre segurança alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) nos anos de 2004, 2009 e 2013, com o objetivo de evidenciar as especificidades das dinâmicas de domicílios com crianças e adolescentes em comparação àqueles nos quais há somente adultos. São analisadas as relações entre insegurança alimentar e programas de transferências de renda. Observa-se uma redução significativa nos níveis de insegurança alimentar dos domicílios com crianças e adolescentes no período analisado, porém a situação ainda é desfavorável nessas unidades domiciliares que, de modo geral, têm renda per capita inferior ao grupo de comparação, o que sugere uma maior vulnerabilidade de renda. Nos modelos de regressão logística, os efeitos das transferências de renda reduzem a probabilidade de insegurança alimentar grave, o que sugere que as transferências de renda são capazes de amenizar a insegurança alimentar, porém não são suficientes para erradicá-la. Observa-se que a situação é mais crítica nos domicílios com crianças em idade de primeira infância.

Biografia do Autor

Lucas Hermanny da Silva Tavares, PPGCE/UERJ

Mestre em Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE). Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Analista Censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ana Carolina da Cruz Lima, IE/UFRJ

Professora adjunta do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG. Mestre e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPE. Áreas de pesquisa: Economia Regional e Urbana; Mercado de trabalho; Educação; Migração.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Tavares, L. H. da S., & Lima, A. C. da C. (2021). SEGURANÇA ALIMENTAR, COMPOSIÇÃO DOMICILIAR E POBREZA NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS MICRODADOS DA PNAD PARA O PERÍODO 2004-2013. Planejamento E Políticas Públicas, (58). https://doi.org/10.38116/ppp58art4