IMPACTOS DA SELEÇÃO MIGRATÓRIA SOBRE OS DIFERENCIAIS DE RENDIMENTOS DO TRABALHO NO CEARÁ

Autores

  • Luís Abel da Silva Filho URCA
  • Rogério Moreira de Siqueira URCA/UFC

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp58art5

Palavras-chave:

migração, seleção, diferenciais de rendimentos, Ceará

Resumo

A migração do capital humano e seu processo de alocação no mercado de trabalho nas sociedades capitalistas tem relevante destaque nas discussões teóricas da economia. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo verificar se o capital humano migrante intermunicipal no Ceará compõe um grupo positivamente selecionado da população utilizando as informações socioeconômicas e demográficas dos Censos Demográficos 2000 e 2010. A princípio, recorre-se à revisão da literatura; e, em seguida, ao modelo de Heckman (1979) em dois estágios, com correção de viés de seleção amostral. Os resultados mostram que, no primeiro estágio, a probabilidade de residir em um município do Ceará e ser migrante é maior para homens, brancos, com melhores níveis de escolaridades. Ademais, pela significância estatística da razão inversa de Mills, rejeita-se a hipótese nula de que os migrantes não compõem um grupo positivamente selecionado nos municípios cearenses e possuem características não observáveis que os tornam mais produtivos que os nativos no mercado de trabalho, em consequência, são mais bem remunerados. Finalmente, a decomposição mostra que, com exceção das características observáveis, os atributos produtivos não observáveis e o efeito seletividade são favoráveis aos maiores retornos salariais aos migrantes.

Biografia do Autor

Luís Abel da Silva Filho, URCA

Doutor em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Professor do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Áreas de Pesquisa: Economia Regional, Economia Agrícola, Economia Internacional e Economia do Setor Público.

Rogério Moreira de Siqueira, URCA/UFC

Professor Auxiliar do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Silva Filho, L. A. da, & Siqueira, R. M. de. (2021). IMPACTOS DA SELEÇÃO MIGRATÓRIA SOBRE OS DIFERENCIAIS DE RENDIMENTOS DO TRABALHO NO CEARÁ. Planejamento E Políticas Públicas, (58). https://doi.org/10.38116/ppp58art5