GOVERNANÇA E POBREZA:

UMA ANÁLISE PARA PAÍSES

Autores

  • Daniele de Paula Liberato Universidade Federal de Juiz de Fora-Campus GV/Colaboradora do Grupo de Pesquisa EcoNúcleo - Departamento de Economia.
  • Hilton Manoel Dias Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares/Professor Adjunto no Departamento de Economia/ Coordenador do EcoNúcleo - Grupo de Estudos Econômicos.

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp55art5

Palavras-chave:

Pobreza, Instituições, Governança

Resumo

Partindo da visão de que a boa governança é um instrumento importante para o combate à pobreza, torna-se relevante entender como essas grandezas se relacionam. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre questões institucionais, captadas pelo enfoque da governança, e o nível de pobreza dos países, por uma ótica multidimensional. Os dados utilizados foram extraídos do Banco Mundial e compreendem o período de 1996 a 2014. O método econométrico empregado contempla a análise de dados em painel. Os principais resultados sugerem que medidas de governança são relevantes para a compreensão do nível de pobreza das regiões.

Biografia do Autor

Daniele de Paula Liberato, Universidade Federal de Juiz de Fora-Campus GV/Colaboradora do Grupo de Pesquisa EcoNúcleo - Departamento de Economia.

Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Campus Governador Valadares. Colaboradora do EcoNúcleo-Grupo de Estudos Econômicos. Participação e apresentação de artigos científicos em congressos como o Seminário de Economia Mineira (CEDEPLAR/UFMG) e Congresso da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ENABER). Interesse por políticas públicas, desenvolvimento econômico, pobreza e desigualdades regionais

Hilton Manoel Dias Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares/Professor Adjunto no Departamento de Economia/ Coordenador do EcoNúcleo - Grupo de Estudos Econômicos.

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/Campus GV. Experiência em políticas públicas na área de inovação e desenvolvimento regional em Minas Gerais. Interessado em pesquisas nas áreas de Economia Institucional, Regional, Economia Mineira, Inovação e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2021-11-27

Como Citar

Liberato, D. de P., & Ribeiro, H. M. D. (2021). GOVERNANÇA E POBREZA:: UMA ANÁLISE PARA PAÍSES. Planejamento E Políticas Públicas, (55). https://doi.org/10.38116/ppp55art5

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)