CAPACIDADES ESTATAIS E AS POLÍTICAS URBANAS:

A REALIDADE DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE/MG

Autores

  • Vinicius de Souza Moreira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Suely de Fátima Ramos Silveira Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Thiara Contelli Klein Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Carolina Gomes Rosado Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp60art3

Palavras-chave:

políticas públicas, políticas urbanas, capacidade, região metropolitana

Resumo

Este artigo investiga como as capacidades estatais são interpretadas no contexto de atuação das políticas urbanas locais. Para cumprir essa finalidade, optou-se por abranger a realidade de municípios da Região Metropolitana (RM) de Belo Horizonte. A pesquisa empírica envolveu sete municípios que compõem esta RM, com abordagem qualitativa e realização de entrevistas com atores governamentais. Em linhas gerais, notou-se que o aprimoramento das capacidades analíticas possibilita uma leitura mais apurada do território municipal. Foi observado o papel fundamental da coordenação e, consequentemente, da necessidade de promover capacidades que permitam a operacionalização do trabalho transversal uma vez que as questões urbanas têm e sofrem influências dos diferentes setores e esferas de poder. E, quando inseridas num contexto metropolitano, as relações políticas requerem atenção especial a fim de que haja condições para o estabelecimento de acordos, os quais possibilitem chegar em soluções para as problemáticas conjuntamente vivenciadas.

Biografia do Autor

Vinicius de Souza Moreira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Professor Assistente da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha/MG (UNIFAL-MG). Estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm). Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV)

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Economia (ESALq). Professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm). Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV).

Thiara Contelli Klein, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Estudante de graduação em Ciências Contábeis. Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV)

Carolina Gomes Rosado, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestre  em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Viçosa (PPGAdm/UFV). Assessora Jurídica na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

Downloads

Publicado

2022-07-26

Como Citar

Moreira, V. de S., Silveira, S. de F. R., Klein, T. C., & Rosado, C. G. (2022). CAPACIDADES ESTATAIS E AS POLÍTICAS URBANAS:: A REALIDADE DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE/MG. Planejamento E Políticas Públicas, (60). https://doi.org/10.38116/ppp60art3

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)