COMPETIÇÃO E QUALIDADE NO SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMIDIA:

UM ESTUDO MULTIVARIADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp60art6

Palavras-chave:

qualidade de serviços, nível socioeconômico, telecomunicações, competição, modelo de equações estruturais, serviço de comunicação multimídia

Resumo

Este trabalho objetiva verificar em que medida a competição influencia a qualidade do serviço de atendimento das empresas operadoras no serviço de comunicação multimídia (SCM) para orientar gestão e melhoria da prestação dos serviços. Por análises fatoriais, validaram-se os construtos competição e qualidade de serviço, em seus aspectos de atendimento e nível socioeconômico. Mediante regressões por modelos de equações estruturais, estimou-se o grau de relação ou predição entre os construtos. Os resultados evidenciam relação importante entre competição e qualidade, mas sensível, no entanto, às variáveis socioeconômicas, que se comportam como uma variável latente de natureza intermediária e mediadora.

Biografia do Autor

Amélia Alves, Universidade de Brasília -UnB

Pesquisador Associado do Programa de Pós-graduação 

Depto. de Psicologia Social e do Trabalho - PST 

Instituto de Psicologia - IP

Universidade de Brasilia - UnB

Frederico Condé, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -Inep

Doutorado, Mestrado e Graduação pelo Departamento de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília - UnB. Pesquisador-tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Inep.

Alexnaldo Silva, Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Regulação de Telecomunicações da Anatel.

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Publicado

2022-07-26

Como Citar

Alves, A., Condé, F., & Silva, A. (2022). COMPETIÇÃO E QUALIDADE NO SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMIDIA:: UM ESTUDO MULTIVARIADO. Planejamento E Políticas Públicas, (60). https://doi.org/10.38116/ppp60art6