ALOCAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE RISCOS DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS HIDROVIÁRIOS

CASO DO RIO TOCANTINS

Autores

  • Ricardo da Silva Santana Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Lílian dos Santos Fontes Pereira Bracarense UFT https://orcid.org/0000-0001-7637-092X
  • Joaquim José Guilherme Aragão UnB
  • José Matsuo Shimoishi UnB

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp58art9

Palavras-chave:

análise de risco, hidrovia, simulação de Monte Carlo

Resumo

Este artigo aborda a importância de se fazer uma análise quantitativa, utilizando-se dados históricos de projetos reais, a respeito dos riscos inerentes a uma parceria público-privada (PPP) do tipo DBFMO (design, build, finance, maintain, operate) para o setor hidroviário, abordando o caso específico da hidrovia do Tocantins. A análise é guiada pelas etapas do gerenciamento de risco descritas pelo Project Management Institute (PMI), passando pela identificação e análise qualitativa de riscos e, posteriormente, a análise quantitativa. Aplicando-se a simulação de Monte Carlo com dados referenciais de contratos anteriores, foi obtido um valor monetário esperado (VME) da implantação da hidrovia, levando em consideração os riscos altos para esse empreendimento, em suas diversas fases de implantação.

Biografia do Autor

Lílian dos Santos Fontes Pereira Bracarense, UFT

Professora Assistente do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutoranda em Transportes pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Engenharia de Transportes na área de Logística Urbana pela (UFMG). Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em dezembro 2010, tendo cursado um semestre na École des Ponts et Chaussées, França. Atua na área de Planejamento Urbano e de Transportes, desenvolvimento de pesquisas em modelos baseados em atividades e integração de uso do solo e transportes, logística urbana e modelos de concessão.

Joaquim José Guilherme Aragão, UnB

Professor da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Planejamento Territorial pela Universidade de Dortmund (UNIDO/Alemanha).

José Matsuo Shimoishi, UnB

Professor da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Tóquio, Japão.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Santana, R. da S., Bracarense, L. dos S. F. P., Aragão, J. J. G., & Shimoishi, J. M. (2021). ALOCAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE RISCOS DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS HIDROVIÁRIOS: CASO DO RIO TOCANTINS. Planejamento E Políticas Públicas, (58). https://doi.org/10.38116/ppp58art9