NOTAS EXPLORATÓRIAS SOBRE AS RAZÕES DO SUBFINANCIAMENTO ESTRUTURAL DO SUS

Autores

  • Rosa Maria Marques

Palavras-chave:

Subfinanciamento, Sistema Único de Saúde – SUS, Brasil

Resumo

Pesquisadores e analistas, ao compararem a saúde pública brasileira a sistemas similares, sempre salientaram seu subfinanciamento e seu consequente baixo nível per capita. Na maioria das vezes, as análises não foram muito além de denunciar que, em vários momentos, houve perda de recursos. É na tentativa de buscar as razões que condicionaram o subfinanciamento estrutural do SUS que se coloca este artigo. Primeiramente, são resgatados os principais momentos de sua trajetória do ponto de vista do financiamento e salientado que a visão dos constituintes com relação à definição do orçamento da SS estava fadada a fracassar, dado que suas políticas estão fundadas em princípios diferentes, tornando inevitável a disputa de recursos em seu interior na primeira dificuldade. Na segunda parte, são apresentadas três razões que podem explicar o subfinanciamento do SUS, na esfera idológica, política e econômica. Conclui-se que a superação do subfinanciamento requer, antes de tudo, mudanças no plano da aceitação do SUS junto à sociedade.

Biografia do Autor

Rosa Maria Marques

Professora titular do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da PUCSP. Foi presidente da Sociedade de Economia Política (SEP) e da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES).

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Marques, R. M. (2021). NOTAS EXPLORATÓRIAS SOBRE AS RAZÕES DO SUBFINANCIAMENTO ESTRUTURAL DO SUS. Planejamento E Políticas Públicas, (49). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/950