CRÉDITO RURAL, TIPOS DE FINANCIAMENTOS E EFEITOS ECONÔMICOS:

O CASO DOS RECURSOS EQUALIZÁVEIS DE JUROS PARA O INVESTIMENTO E CUSTEIO AGROPECUÁRIO NO BRASIL (2012)

Autores

  • Admir Antônio Betarelli Júnior Banco do Brasil
  • Weslem Rodrigues Faria Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Diego Perovani Esposito Medeiros de Albuquerque Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

crédito rural, tipos de financiamento, modelo de insumo-produto

Resumo

Os recursos equalizáveis pelas taxas de juros do crédito rural têm viabilizado a modernização e a produção no setor agropecuário, desencadeando efeitos econômicos em todo o sistema produtivo brasileiro. As linhas de crédito visam a financiar especialmente as inversões produtivas e os custeios rurais. Essa distinção entre as finalidades de financiamento tem papel importante no impacto econômico que se projeta para a economia brasileira, pois envolvem diferentes alocações setoriais dos montantes creditícios. Nesse sentido, este trabalho analisa os prováveis efeitos econômicos dos desembolsos equalizáveis de diferentes linhas e finalidades de crédito rural em 2012, utilizando um modelo de insumo-produto. As projeções geradas por um conjunto de exercícios de simulação permitem uma avaliação quantitativa do retorno líquido ao orçamento público, por exemplo. Ou melhor, os resultados sinalizam que a expansão da receita tributária pela expansão da atividade no país representaria 41,85% dos subsídios oriundos da equalização das taxas de juros (ETJ). O PIB brasileiro cresceria cerca de R$ 19,42 bilhões, com criação positiva sobre as ocupações de trabalho. Em termos setoriais, a alocação dos recursos creditícios para investimentos e custeios beneficiaria, respectivamente, a expansão do nível de atividade de Máquinas e Equipamentos e de Produtos químicos, cujos setores absorvem também grande parte dos efeitos indiretos gerados.

Biografia do Autor

Diego Perovani Esposito Medeiros de Albuquerque, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto III do departamento de economia da UFJF. Atua no programa de pós-graduação da Faculdade de Economia e dos grupos de pesquisa LATES da UFJF e NEREUS da USP. As suas pesquisas mais comuns envolvem a área de energia, economia do meio ambiente e recursos naturais, economia agrícola e desenvolvimento econômico. As principais metodologias utilizadas em seus trabalhos incluem modelos EGC, modelos de insumo-produto, econometria e análise multivariada.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Betarelli Júnior, A. A., Faria, W. R., & de Albuquerque, D. P. E. M. (2021). CRÉDITO RURAL, TIPOS DE FINANCIAMENTOS E EFEITOS ECONÔMICOS:: O CASO DOS RECURSOS EQUALIZÁVEIS DE JUROS PARA O INVESTIMENTO E CUSTEIO AGROPECUÁRIO NO BRASIL (2012). Planejamento E Políticas Públicas, (52). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/949