INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARCAS NA APROVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Leonardo Martins Prudente
  • Rafael Barreiros Porto Universidade de Brasília
  • Valter Afonso Vieira Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

politicas públicas, branding, marcas

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a influência da gestão estratégica de marcas (branding) na aprovação das políticas públicas. As formas de branding investigadas são: envolvimento de organismo internacional – de cooperação técnica e financeira – e transferência de política pública – importação e exportação. A aprovação foi medida entre burocratas e cidadãos, utilizando-se o modelo heurístico de Capelos (2010). Para tanto, realizou-se experimento com grupos de controle e de tratamento, com informações das estratégias de branding de uma política manipuladas antes de medir-se sua aprovação. Não foram encontrados resultados significativos para amostras de burocratas, mas se identificou que os cidadãos possuem melhores avaliações da política quando esta é exportada. A contribuição do trabalho está na comprovação das evidências empíricas sobre os efeitos do branding de políticas públicas na aprovação destas por meio de modelos heurísticos de decisão, facilitando o apoio do trabalho dos gestores de governamentais.

Biografia do Autor

Leonardo Martins Prudente

Servidor público concursado da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do governo federal desde 2009. Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (PPGA/UnB), pós-graduado em Desenvolvimento Humano pela PUC-Minas e Proteção Social pela PUC-Chile e bacharel em Relações Internacionais pela UnB. Atualmente é Assessor da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Rafael Barreiros Porto, Universidade de Brasília

Professor Adjunto no Departamento de Administração da Universidade de Brasília, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB (PPGA/UnB), Doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2009) e mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (2005). É especialista em Estratégia Empresarial (2003) pela Fundação Getulio Vargas e bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM-SP (2000). 

Valter Afonso Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR),  Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS), Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (PPGA/UnB), Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (EACH-USP) e Pós-Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Atualmente é Professor Pesquisador na Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM).

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

Prudente, L. M., Porto, R. B., & Vieira, V. A. (2021). INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARCAS NA APROVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Planejamento E Políticas Públicas, (51). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/909