PERCEPÇÕES DO DESENVOLVIMENTO EM TRÊS MUNICÍPIOS PAULISTAS

Autores

  • Julio Cesar Bellingieri Centro Universitário Unifafibe
  • José Gilberto de Souza Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) – UNESP/Rio Claro
  • Claudio de Souza Miranda Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP) - USP/Ribeirão Preto

Palavras-chave:

desenvolvimento, cidades, percepção de desenvolvimento, IDHM

Resumo

Por meio de pesquisa de levantamento, este artigo mede as percepções dos habitantes de três municípios paulistas – Jaboticabal, Olímpia e Bebedouro – a respeito do desenvolvimento de suas cidades, relacionando tais percepções com a evolução/situação real do desenvolvimento destes municípios. No período de 1991/2010, os três municípios tiveram significativos avanços em seu IDHM (considerado aqui como medida do desenvolvimento) e são atualmente desenvolvidos. Em Bebedouro, de instável desempenho econômico recente – caracterizado por oscilações do PIB e queda de empregos industriais –, existem as percepções de que a cidade já foi mais desenvolvida no passado e não se desenvolveu nos últimos 20 anos; visões opostas às de Jaboticabal e Olímpia, de desempenho econômico estável, indicando que a percepção de desenvolvimento está ligada à condição econômica atual dos municípios, descolada da evolução real de seu desenvolvimento, ou seja, na visão da maioria dos habitantes, o processo de desenvolver-se vincula-se ao dinamismo econômico de suas localidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julio Cesar Bellingieri, Centro Universitário Unifafibe

    Graduado e Mestre em Economia pela Faculdade de Ciências e Letras – FCL/UNESP/Araraquara-SP, Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas – IGCE/UNESP/Rio Claro-SP, Professor do Centro Universitário UNIFAFIBE (Bebedouro-SP) e da Faculdade de Educação São Luís (Jaboticabal-SP).

  • José Gilberto de Souza, Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) – UNESP/Rio Claro

    Graduado e Mestre em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP/Presidente Prudente-SP, Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH/USP/São Paulo-SP, Livre Docente pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV/UNESP/Jaboticabal-SP, Pós-Doutor na Universidad de Salamanca, Professor Adjunto do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) – UNESP/Rio Claro.

  • Claudio de Souza Miranda, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP) - USP/Ribeirão Preto

    Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP. Professor do Departamento de Contabilidade da FEARP/USP.

Downloads

Publicado

02-12-2021

Como Citar

PERCEPÇÕES DO DESENVOLVIMENTO EM TRÊS MUNICÍPIOS PAULISTAS. (2021). Planejamento E Políticas Públicas, 51. https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/908

Artigos Semelhantes

1-10 de 535

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.