DIMENSÃO SOCIOECONÔMICA DA SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Guilherme Amelio Milian

Palavras-chave:

economia da saúde, regressão exponencial múltipla, desigualdade socioeconômica regional, Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo geral investigar os fatores de influência dos status de saúde no grupo de 645 municípios do estado de São Paulo. Nesse contexto, foram desenvolvidas duas medidas amplas de saúde, com variáveis independentes que abarcam três eixos fundamentais: saúde, saneamento e condições socioeconômicas, além de duas dummies. As variáveis respostas usadas nos modelos foram taxa de mortalidade infantil (TMI) e esperança de vida. Adotou-se como metodologia o modelo de regressão exponencial múltipla (log-log), com dados do tipo cross-section. Escolheu-se como ano 2010, e usaram-se como fontes o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil de 2013,2 a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos (Seade) e o Ministério da Saúde (MS). Embasado nas regressões, é possível afirmar que três coeficientes se apresentaram com suporte estatístico nos dois modelos, são estes: médicos por 1 mil habitantes; renda per capita; e taxa de analfabetismo, além da dummy município com índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) médio/baixo, que consiste em fator de piora para os status.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Amelio Milian, G. (2021). DIMENSÃO SOCIOECONÔMICA DA SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO. Planejamento E Políticas Públicas, (53). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/889