AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Autores

  • Felipe Miranda de Souza Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Cristiana Tristão Rodrigues Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

políticas de cotas, ensino superior, propensity score.

Resumo

Este trabalho visa avaliar a política de cotas na Universidade Federal de Viçosa (UFV), comparando o desempenho escolar e o número de reprovações entre os estudantes beneficiados ou não pela Lei de Cotas nos anos 2013, 2014 e 2015. Os resultados, encontrados por meio da metodologia propensity score, mostram que não há diferença significativa entre os dois grupos. Assim, o resultado vai ao encontro do objetivo da lei, que é ampliar o acesso às universidades e aos institutos federais para os jovens das escolas públicas, para os pretos e pardos e para os índios, sem diminuir a qualidade de ensino.

Biografia do Autor

Felipe Miranda de Souza Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa; e Mestrando em Economia na Universidade Federal de Viçosa. Participa de trabalhos de pesquisa que envolvem Análise de Eficência, Modelagem Baseadaem Agentes, Dinâmica de Sistemas, Análise de Redes Socias e Avaliação de Políticas Públicas.

Cristiana Tristão Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas (2007), Mestrado (2010) e Doutorado em Economia Aplicada (2014) pela Universidade Federal de Viçosa, com período de sanduiche na University of California, Riverside (2012). Atualmente é professora do Departamento de Economia na Universidade Federal de Viçosa, atuando principalmente, nos seguintes temas: Medidas de pobreza, Pobreza Mundimensional, Comportamento de Consumo, Orçamento Familiar e Banco de Microdados da POF e Sistemas de Demanda.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Almeida, F. M. de S., & Rodrigues, C. T. (2021). AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Planejamento E Políticas Públicas, (53). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/868