OS EFEITOS DA DEMISSÃO DO CHEFE DE FAMÍLIA SOBRE O ACESSO DOS SEUS DEPENDENTES AO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Luan de Oliveira Queiroz Universidade Federal de Viçosa
  • Francisco Carlos da Cunha Cassuce Universidade Federal de Viçosa
  • Jader Fernandes Cirino Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Demissão do chefe de família, investimento em educação, family background, ensino superior.

Resumo

O processo de tomada de decisão dos jovens quanto ao acesso ao ensino superior pode definir sua trajetória rumo à ascensão econômica e ao sucesso profissional. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é verificar se a demissão da pessoa de referência na família tem influência na probabilidade dos seus dependentes ingressarem no ensino superior. Para isto, foi empregado o
modelo Probit com o intuito de identificar se a demissão do chefe de família e outras variáveis de family background afetam as chances de os jovens ingressarem na universidade. Constatou-se que a demissão da pessoa de referência reduz significativamente as chances de acesso de seu dependente ao ensino superior. Os resultados indicaram que o efeito da demissão sobre o ingresso do jovem no ensino superior é maior para indivíduos com idade entre 16 e 20 anos.

Biografia do Autor

Luan de Oliveira Queiroz, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. 

Francisco Carlos da Cunha Cassuce, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.

Jader Fernandes Cirino, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

Queiroz, L. de O., Cassuce, F. C. da C., & Cirino, J. F. (2021). OS EFEITOS DA DEMISSÃO DO CHEFE DE FAMÍLIA SOBRE O ACESSO DOS SEUS DEPENDENTES AO ENSINO SUPERIOR. Planejamento E Políticas Públicas, (50). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/821