UMA ANÁLISE DO PASS-THROUGH DE TARIFAS DE IMPORTAÇÃO E TAXA DE CÂMBIO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO

Autores

  • Andrea Pereira Macera Universidade Católica de Brasilia
  • José Angelo Divino Universidade Católica de Brasilia

Palavras-chave:

Política comercial, Pass-through, Tarifas de importação, Taxa de câmbio

Resumo

Este artigo estima o pass-through de alterações nas tarifas de importação e na taxa de câmbio sobre os preços no setor siderúrgico da economia brasileira e avalia a simetria desses efeitos, o que é relevante para subsidiar previsões de políticas tarifárias sobre os preços domésticos em setores de concorrência imperfeita. Para tanto, aplica uma análise de dados em painel a uma versão modificada do modelo proposto por Feenstra (1989) no período de 1995:1 a 2010:2. Os resultados indicam a existência de uma simetria entre o pass-through de tarifas de importação e de câmbio no setor siderúrgico brasileiro, com efeito médio de transmissão da ordem 0,30 no modelo de curto prazo. Desta forma, uma alteração da tarifa de importação afeta o preço do produto nacional, independentemente da variação no preço do produto importado ou no volume de importações, sendo que a mera expectativa de alteração nas importações tem capacidade de afetar preços.

 

Biografia do Autor

Andrea Pereira Macera, Universidade Católica de Brasilia

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2002) e Doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (2013). Atualmente é especialista em políticas públicas e gestão governamental com exercício no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em microeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, política industrial e defesa da concorrência.

José Angelo Divino, Universidade Católica de Brasilia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Economia - Boston University (2004). Atualmente, é professor tempo integral da Universidade Católica de Brasília e diretor do Programa de Mestrado e Doutorado em Economia. Além disso, é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos. As suas linhas de pesquisa são Política Monetária, Macroeconomia e Econometria aplicada. É Editor da revista EconomiA da ANPEC e da Revista Brasileira de Economia de Empresas e Editor Associado do Journal of Reviews on Global Economics. Já recebeu vários prêmios, honrarias acadêmicas e bolsas de estudos. Atuou como consultor para diversas instituições nacionais e estrangeiras, incluindo PNUD-ONU, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da Republica, IPEA, Ministério do Turismo e Governo do Distrito Federal. Possui diversas publicações acadêmicas nacionais e internacionais em periódicos de Economia, incluindo Journal of Banking and Finance, Quantitative Finance, Structural Change and Economic Dynamics, Applied Economics, Economic Modelling, Revista Brasileira de Economia, Estudos Econômicos, EconomiA, dentre outros.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Macera, A. P., & Divino, J. A. (2021). UMA ANÁLISE DO PASS-THROUGH DE TARIFAS DE IMPORTAÇÃO E TAXA DE CÂMBIO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO. Planejamento E Políticas Públicas, (51). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/762