O PADRÃO DE CONSUMO E COMPORTAMENTO FAMILIAR POR GÊNERO NO BRASIL:
UMA ANÁLISE USANDO A PESQUISA DE ORÇAMENTOS FAMILIARES 2008/2009
Palavras-chave:
Consumo familiar, Gênero, Curva de Engel, Tobit.Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar quais são os impactos das rendas femininas e masculinas no padrão de consumo familiar e avaliar qual o comportamento de decisão de gasto que as famílias seguem para diferentes grupos de consumo. Os modelos considerados foram o unitário, no qual as rendas são agrupadas e há uma única função de preferências para a família, e o coletivo, que leva em conta rendas e preferências individuais. Entre os principais resultados observou-se que o modelo unitário é rejeitado para alimentação dentro de casa, roupa de mulher, gastos escolares, saúde, roupa de homem e transporte, sendo que a renda feminina tem maior impacto do que a masculina nos quatro primeiros grupos. Entretanto, o modelo unitário não deve serrejeitado para outros grupos de consumo, como: alimentação fora de casa, gastos com crianças, cultura e recreação, fumo e álcool, habitação e doações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.