PROGRAMA DE COMPRAS DA MERENDA ESCOLAR COM FOCO NA AGRICULTURA FAMILIAR:

UMA ANÁLISE ESPACIAL DO SEU EFEITO NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PARANAENSE

Autores

  • Augusta Pelinski Raiher
  • Hermes Yukio Higachi
  • Alex Sander Souza do Carmo

Palavras-chave:

políticas públicas, econometria espacial, agricultura familiar

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar o efeito do Programa de Compras da Merenda Escolar, com foco na agricultura familiar, no desenvolvimento socioeconômico dos municípios paranaenses em 2014. Para isso, inicialmente construiu-se um Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) utilizando a metodologia multivariada. Na sequência, via econometria espacial, analisou o efeito do programa na geração de empregos e no IDM dos municípios do Paraná. Como corolário, identificou-se um efeito positivo e significativo dos recursos provenientes do programa tanto na geração de novos postos de trabalho formal quanto no melhoramento do bem-estar da população paranaense.

Biografia do Autor

Augusta Pelinski Raiher

Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais e do curso de economai da UEPG. Doutora em economia pela UFRGS

Hermes Yukio Higachi

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. É professor associado do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

 

Alex Sander Souza do Carmo

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Professor do dept de economai da UEPG.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Raiher, A. P., Higachi, H. Y., & do Carmo, A. S. S. (2021). PROGRAMA DE COMPRAS DA MERENDA ESCOLAR COM FOCO NA AGRICULTURA FAMILIAR:: UMA ANÁLISE ESPACIAL DO SEU EFEITO NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PARANAENSE. Planejamento E Políticas Públicas, (49). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/645