O MODUS OPERANDI DO CRIME DE ROUBO A TRANSEUNTES EM BELÉM

Autores

  • Lucidéia Santos Cavalcante UFPA
  • Silvia dos Santos de Almeida UFPA
  • Adrilayne dos Reis Araújo UFPA

Palavras-chave:

Belém, Pará, caracterização, boletins de ocorrência

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a caracterização do Modus Operandi do crime de roubo a transeunte em Belém do Pará, no período de 2011 a 2013 e, para tal, utilizou-se os registros dos boletins de ocorrência do Sistema Integrado de Segurança Pública, e entrevistas com delegados de polícia para saber qual a percepção deles do Modus Operandi e se há divergência e contradições com relação às informações pesquisadas. A partir da análise descritiva dos dados, foi possível identificar o modo como os assaltantes agem, o meio empregado para a locomoção no espaço geográfico no momento do cometimento do crime, além disso, pode-se analisar a variável temporal horário e dia da semana, e o número de autores. Como resultado principal, destaca-se o predomínio do uso da arma de fogo, assim como foi possível constatar a preferência pela motocicleta como meio de locomoção no momento do delito.

Biografia do Autor

Lucidéia Santos Cavalcante, UFPA

Socióloga da Polícia Civil do Estado do Pará (PC/PA). Atualmente integra a Comissão Estadual da Verdade da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (PPGSP/UFPA).

Silvia dos Santos de Almeida, UFPA

Professora-associada 3 do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (PPGSP/UFPA). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Adrilayne dos Reis Araújo, UFPA

Professora do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (PPGSP/UFPA). Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Cavalcante, L. S., de Almeida, S. dos S., & Araújo, A. dos R. (2021). O MODUS OPERANDI DO CRIME DE ROUBO A TRANSEUNTES EM BELÉM. Planejamento E Políticas Públicas, (47). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/614