ESFORÇO DA GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO BRASIL

Autores

  • Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida UFPB
  • Hilton Martins de Brito Ramalho UFPB
  • Ignácio Tavares de Araújo Júnior UFPB

Palavras-chave:

qualidade da educação, função de produção escolar, modelo hierárquico

Resumo

Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho dos alunos de escolas públicas brasileiras em exames padronizados, mostrando, em especial, como o esforço empreendido na gestão escolar resulta em ganhos de aprendizagem para o discente. A metodologia consiste na estimação de uma função de produção educacional, a partir dos microdados da Prova Brasil, por meio de um modelo hierárquico linear com três níveis: aluno, escola e município. Os resultados mostram que as diferenças entre os alunos ainda explicam a maior parcela da variabilidade das notas,
tanto controlando pelas heterogeneidades entre as escolas quanto pelas diferenças municipais.
Entretanto, os rendimentos dos estudantes relacionam-se diretamente com a elevação do desempenho médio da escola nos anos anteriores e com a maior presença de professores efetivos no quadro docente, assim como associa-se inversamente com o histórico de reprovação e/ou abandono na escola. Portanto, o esforço da escola é relevante para explicar o desempenho do aluno, resultado que persiste mesmo após se controlar diferenças entre as municipalidades de cada estado brasileiro.

Biografia do Autor

Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida, UFPB

Doutor em Economia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB)

Hilton Martins de Brito Ramalho, UFPB

Doutor em Economia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB)

Ignácio Tavares de Araújo Júnior, UFPB

Doutor em Economia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB)

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

de Almeida, A. T. C., Ramalho, H. M. de B., & Araújo Júnior, I. T. de. (2021). ESFORÇO DA GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO BRASIL. Planejamento E Políticas Públicas, (47). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/601