A BURGUESIA INDUSTRIAL E O DESENVOLVIMENTO SUBNACIONAL NO RIO GRANDE DO SUL:

UMA ANÁLISE A PARTIR DOS POSICIONAMENTOS DA FIERGS EM RELAÇÃO AO SALÁRIO MÍNIMO ESTADUAL DURANTE O GOVERNO DE YEDA CRUSIUS (2007-2010)

Autores

  • Marco André Cadoná UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Palavras-chave:

ação classista, desenvolvimento subnacional., burguesia industrial, Fiergs, salário mínimo estadual

Resumo

Este artigo toma como referência empírica as mobilizações políticas da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), visando defender interesses de classe da indústria gaúcha nas discussões em torno do salário mínimo estadual durante o governo estadual de Yeda Crusius (2007-2010), para analisar duas questões importantes e relacionadas à atuação classista da burguesia industrial no Brasil: por um lado, a capacidade política que as entidades de representação da burguesia industrial no Brasil têm demonstrado para aglutinar o segmento enquanto força social e coletivamente organizada; por outro lado, sua participação política na definição de agendas subnacionais de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Marco André Cadoná, UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Graduado em Filosofia, com Mestrado em Sociologia e Doutorado em Sociologia Política. É professor e pesquisador na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde atua no Departamento de Ciências Humanas e no Programa de Pós-Gradução (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2022-01-05

Como Citar

Cadoná, M. A. (2022). A BURGUESIA INDUSTRIAL E O DESENVOLVIMENTO SUBNACIONAL NO RIO GRANDE DO SUL:: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS POSICIONAMENTOS DA FIERGS EM RELAÇÃO AO SALÁRIO MÍNIMO ESTADUAL DURANTE O GOVERNO DE YEDA CRUSIUS (2007-2010). Planejamento E Políticas Públicas, (46). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/578