THINK TANKS E UNIVERSIDADES NO BRASIL:
ANÁLISE DAS RELAÇÕES NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM POLÍTICA PÚBLICA
Palavras-chave:
think tanks, universidades, produção de conhecimento, políticas públicas, análise de políticas públicas.Resumo
Os think tanks e as universidades produzem conhecimento relevante para a elaboração de
políticas públicas. O objetivo deste artigo é analisar as relações estabelecidas entre think tanks e universidades no Brasil com as seguintes variáveis de análise: tipo, intensidade, enfoque e frequência das relações. A metodologia utilizada foi um estudo de múltiplos casos feito a partir das relações com universidades estabelecidas por três grandes think tanks brasileiros: Centro de Estudos Brasileiros de Relações Internacionais (Cebri), Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) e Ipea. Os resultados apontam para uma relação de cooperação entre think tanks e universidades, de tipo intermitente e de dependência dos think tanks com relação às universidades, especialmente no que se refere a capital humano na produção e na disseminação de conhecimentos por projetos e relatórios, livros, artigos, seminários e capacitação. Comparativamente às universidades, os think tanks são poucos e ainda desconhecidos no Brasil.
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