AS RECEITAS TRIBUTÁRIAS DAS PRAÇAS DE PEDÁGIO E AS FINANÇAS PÚBLICAS MUNICIPAIS:

UMA ANÁLISE DO ESFORÇO FISCAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Thiago Barros Ribeiro FGV
  • Rudinei Toneto Júnior USP

Palavras-chave:

receitas tributárias, pedágio, políticas públicas municipais

Resumo

O presente artigo analisa o impacto das receitas tributárias de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) provenientes das praças de pedágio sobre a estrutura de arrecadação dos municípios paulistas, verificando a possibilidade de relaxamento fiscal diante dos recursos extras advindos, em sua maioria, de não-residentes. O exame dos dados relativos às receitas públicas municipais englobou dois tipos de análise: i) uma descritiva, em que foram comparados os anos de 1997, no qual ainda não existiam as receitas extras de ISS dos pedágios, e de 2001, quando as mesmas já estavam presentes; e ii) outra econométrica, utilizada para detectar de forma mais precisa o impacto dos recursos adicionais sobre a receita tributária própria. Os resultados mostram que não ocorre relaxamento fiscal entre os municípios, ou seja, inexiste substituição tributária, de maneira que os municípios menores se beneficiam do fato de poderem tributar indiretamente não-eleitores, incrementando sua receita tributária própria, em cenário semelhante àquele enfrentado por municípios turísticos. Os municípios maiores, por sua vez, não apresentam qualquer alteração em sua estrutura de receitas, pois os recursos das praças de pedágio mostram-se de pouca relevância no total arrecadado.

Biografia do Autor

Thiago Barros Ribeiro, FGV

Mestrando em Economia pela Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Rudinei Toneto Júnior, USP

Professor doutor em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Ribeiro, T. B., & Toneto Júnior, R. (2022). AS RECEITAS TRIBUTÁRIAS DAS PRAÇAS DE PEDÁGIO E AS FINANÇAS PÚBLICAS MUNICIPAIS:: UMA ANÁLISE DO ESFORÇO FISCAL NO ESTADO DE SÃO PAULO. Planejamento E Políticas Públicas, (27). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/52

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)