ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS LOCAIS NO BRASIL

Autores

  • Rodolfo Ferreira Ribeiro da Costa UERN/CAEN-UFC
  • Carlos Eduardo Gasparini
  • Luciano Menezes Bezerra Sampaio

Palavras-chave:

Markov, DEA., convergência, serviços públicos

Resumo

Este trabalho avalia se tem ocorrido convergência na cobertura de serviços públicos municipais ao longo do tempo, ou seja, se existe no País uma trajetória em direção à equidade municipal. Para tanto, foi construída uma fronteira de melhor disponibilidade de serviços, por meio da metodologia DEA, onde foram considerados 2677 municípios brasileiros em dois momentos do tempo: 1991 e 2000. Usando matrizes de transição de Markov, estimou-se a probabilidade de convergência na cobertura dos serviços. Os resultados mostraram um maior nível de cobertura nos municípios com até 5 mil habitantes e para aqueles com mais de 50 mil. O melhor nível médio de atendimento aconteceu nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. No plano regional, o Sul apresentou em média a maior cobertura de serviços. Por fim, observou-se uma redução de 28% para 19% no déficit relativo médio em serviços municipais no País e evidenciou-se uma trajetória convergente na prestação de serviços públicos locais.

Biografia do Autor

Rodolfo Ferreira Ribeiro da Costa, UERN/CAEN-UFC

GRADUADO EM ECONOMIA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. MESTRE EM ECONOMIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. ALUNO DO DOUTORADO EM ECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC. PROFESSOR ASSISTENTE I DA  UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

da Costa, R. F. R., Gasparini, C. E., & Sampaio, L. M. B. (2021). ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS LOCAIS NO BRASIL. Planejamento E Políticas Públicas, (47). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/510

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)