QUALIDADE DA ESCOLA E BACKGROUND FAMILIAR NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO NO BRASIL
Palavras-chave:
Brasil, qualidade da escola, background familiar, educação, capital humanoResumo
Este artigo procura verificar o efeito marginal da qualidade da escola, mensurada pela razão aluno por professor nas Unidades da Federação (UFs) do Brasil, e do background familiar, mensurado pelos níveis de educação dos pais dos indivíduos contidos em uma amostra obtida a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 1996, do Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE), sobre os resultados educacionais destes indivíduos e sobre seus retornos à
educação no mercado de trabalho. Verifica-se que uma diminuição na razão aluno por professor é positivamente relacionada aos aumentos na educação média dos indivíduos, mas a educação dos pais possui um efeito ainda mais forte sobre a escolarização destes indivíduos. As evidências empíricas encontradas sugerem que uma melhoria na qualidade da escola traria resultados positivos sobre a educação média e sobre os retornos à educação no mercado de trabalho, além de estes
retornos terem a peculiaridade de serem maiores para indivíduos nascidos em regiões e grupos
etários com background familiar mais pobre. Verifica-se, ainda, que a qualidade da escola tenha
sido uma substituta técnica do background familiar como fator de produção de capital humano.
Assim, investimentos feitos de forma mais eficiente em educação poderiam reduzir as diferenças nos resultados educacionais induzidas pela desigualdade de educação dos pais.
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