EFICIÊNCIA E DESIGUALDADE EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS:

UMA ANÁLISE DA PRIMEIRA ETAPA DO PMDI

Autores

  • Aline Cunha dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Adriano Provezano Gomes Universidade Federal de Viçosa
  • Gabriel Teixeira Ervilha Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

PMDI, educação, desigualdade, eficiência

Resumo

Apesar da importância associada à educação, a desigualdade deste setor entre as regiões mineiras merece consideração, já que esses serviços são fundamentais para a ruptura do ciclo
de pobreza intergeracional. A fim de reduzir as disparidades e elevar a qualidade de vida da população mineira, o estado criou o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Neste sentido, este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho do governo na primeira fase do plano, considerando os princípios de equidade e eficiência. Para isso, foram utilizados índices de desigualdade em educação e análise de aspectos relacionados à eficiência relativa na
alocação dos recursos destinados à prestação de serviços educacionais, utilizando a metodologia conhecida como análise envoltória de dados (DEA, do inglês data envelopment analysis). De forma geral, pode-se dizer que o estado tem avançado no sentido de melhorar a eficiência e
os indicadores educacionais.

Biografia do Autor

Adriano Provezano Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa

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Publicado

2022-01-06

Como Citar

dos Santos, A. C., Gomes, A. P., & Ervilha, G. T. (2022). EFICIÊNCIA E DESIGUALDADE EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS:: UMA ANÁLISE DA PRIMEIRA ETAPA DO PMDI. Planejamento E Políticas Públicas, (45). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/478

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