EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO:

LIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

Autores

  • Breno Ramos Sampaio UFPE
  • Oswaldo Lima Neto UFPE
  • Yony Sampaio UFPE

Palavras-chave:

eficiência, gestão, transporte público, planejamento institucional

Resumo

O sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife está vivenciando processo de reestruturação. Uma análise de eficiência foi feita para selecionar sistemas eficientes e obter indicações que auxiliem esse processo. Os sistemas caracterizam-se por estruturas institucionais e tarifárias distintas, tendo os eficientes partição de poder do órgão gestor bastante democrática entre componentes e sistema tarifário com múltiplas opções. Entre as lições verificadas neste artigo, é sugerido que o sistema adote estrutura que tenha partição de poder distribuída, com participação dos diferentes níveis de governo e de órgãos representativos da sociedade, e que tenha estrutura tarifária flexível, atendendo às necessidades de deslocamentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Breno Ramos Sampaio, UFPE

    Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Oswaldo Lima Neto, UFPE

    Professor do Departamento de Engenharia Civil na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor pela Aachen (Alemanha).

  • Yony Sampaio, UFPE

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco (Pimes/UFPE), Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia.

Downloads

Publicado

22-06-2022

Como Citar

EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO:: LIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL. (2022). Planejamento E Políticas Públicas, 29. https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/45

Artigos Semelhantes

1-10 de 247

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.