PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM COMPARAÇÃO COM O DESEMPENHO MUNDIAL EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Palavras-chave:
PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA COMPARAÇÃO COM O DESEMPENHO MUNDIAL CIÊNCIAS AGRÁRIASResumo
Este artigo objetiva comparar a produção científica brasileira em ciências agrárias com a mundial. Verifica-se que ocorreu uma expansão da produção científica em todas as áreas do conhecimento concomitante com o crescimento da pós-graduação no Brasil. No qüinqüênio 2002-2006 o crescimento da produção científica foi de 74,34% e o dos programas de pós-graduação, de 72,80%. Em ciências agrárias a produção científica brasileira ocupou a 12ª posição no ranking mundial e apresentou resultados marcadamente superiores aos
obtidos por países de economia emergente e expressiva como a Coréia do Sul e a Rússia. A agronomia liderou a pós-graduação com 45,83% dos programas, o que se refletiu na representatividade de 52,66% da sua produção científica. Esses dados revelam que os programas de pós-graduação interferiram positivamente na produção de artigos científicos. Essa produção, porém, não pode ficar restrita às pesquisas resultantes de teses e dissertações, devendo ser expandida ao setor privado para refletir na inovação tecnológica e no registro de patentes. Os autores ressaltaram a relevância da pós-graduação brasileira e da produção científica em ciências agrárias na América Latina, onde representam 40% e 44,24%, respectivamente. Apesar do importante valor quantitativo da pesquisa brasileira em ciências agrárias, o impacto das suas publicações é de apenas 1,70, enquanto a Argentina, a segunda colocada em número de artigos, tem impacto de 2,50, o que revela a necessidade de melhoria na qualidade da divulgação. Ressalte-se que a produção científica é mais expressiva
do que a que é retratada, porque existem inúmeros artigos das áreas de agronomia e veterinária publicados em periódicos das áreas das biologias, quando se referem à biologia molecular, biofísica e bioquímica. Os autores concluíram que a produção científica em ciências agrárias deve ser ampliada devido à relevância de questões como oferta de alimentos para a população, área ocupada pela agropecuária e elevação da demanda de países de economia emergente e expressiva como a China, a Coréia do Sul e a Rússia, além
dos tradicionais mercados importadores. A comparação da produção científica com os indicadores sociais e econômicos demonstrou a importância da pós-graduação e a conseqüente elevação do conhecimento científico como contribuição na resolução dos problemas sociais e econômicos do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alguns direitos reservados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.