PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO EM MINAS GERAIS:

UMA ANÁLISE DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL INCORPORANDO O CUSTO DOS ACIDENTES PARA AS RODOVIAS BR-381, BR-262 E BR-116

Autores

  • Carlos Eduardo da Gama Torres UFOP

Palavras-chave:

planejamento de transportes, BR-381, BR-262, BR-116, modelo de equilíbrio geral computável, custo dos acidentes de trânsito.

Resumo

Este trabalho pretende destacar o Plano Estratégico de Logística de Transportes de Minas Gerais (PELT-Minas), lançando luz sobre algumas questões que necessitam ser mais bem detalhadas, no intuito de se aprimorar o planejamento de transportes rodoviário em Minas Gerais e no Brasil. Serão considerados com mais profundidade os seguintes projetos: duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares; recuperação da BR-262 entre Belo Horizonte e Uberaba; recuperação da BR-116 entre a divisa de Minas Gerais e Bahia até a cidade de Governador Valadares; e recuperação da BR-116 entre Governador Valadares e a divisa de Minas Gerais com o estado do Rio de Janeiro. Alterações nos custos de transporte medidas pelo modelo de transportes HDM-4 foram incorporadas como um vetor de choques exógeno ao modelo de equilíbrio geral computável B-MARIA-MG. Possíveis reduções no custo dos acidentes de trânsito decorrentes das melhorias implementadas foram incorporadas a uma análise de custo-benefício.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Gama Torres, UFOP

Professor do Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais (DECEG) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

Torres, C. E. da G. (2022). PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO EM MINAS GERAIS:: UMA ANÁLISE DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL INCORPORANDO O CUSTO DOS ACIDENTES PARA AS RODOVIAS BR-381, BR-262 E BR-116. Planejamento E Políticas Públicas, (40). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/373